CCIR - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural do exercício 2017.

CCIR - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural do exercício 2017.

  Informamos que o INCRA disponibilizou recentemente, pela internet, a emissão do CCIR-Certificado de Cadastro de Imóvel Rural do exercício de 2017, para todos os proprietários e possuidores a qualquer título de imóvel rural em todo o território nacional, sendo que este Sindicato Rural coloca à disposição dos associados o Departamento Contábil e Pessoal para as providências necessárias.

  Recomendamos o comparecimento o mais breve possível no Departamento Contábil e Pessoal com o último CCIR ou com o número da inscrição cadastral junto ao INCRA. Para que o novo documento emitido seja validado, o titular do imóvel rural deve efetuar o pagamento da taxa de serviço cadastral cobrada pelo INCRA,  até o dia  31/12/2017; após essa data o documento será emitido com acréscimo de multa e juros.

  O CCIR-Certificado de Cadastro de Imóvel Rural é o documento expedido pelo INCRA que comprova a regularidade cadastral do imóvel rural, contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural, sendo que os dados são declaratórios e exclusivamente cadastrais.

  É importante destacar que o CCIR é indispensável para legalizar em cartório transferência, arrendamento, hipoteca, desmembramento, remembramento e partilha de qualquer imóvel rural. É essencial também para concessão de crédito agrícola, pois é exigido pelos bancos e agentes financeiros.

  O cadastro do imóvel rural deve ser atualizado sempre que ocorrerem alterações, como mudança de área, de titularidade, de exploração e de situação jurídica. É importante que os dados cadastrais sejam atualizados para assegurar a emissão do CCIR.