ESCRITURAÇÃO DE LIVRO CAIXA DA ATIVIDADE RURAL

Lembramos que o Departamento Contábil e Pessoal do Sindicato realiza os serviços de escrituração de “Livro Caixa da Atividade Rural” para os associados interessados, mediante o pagamento de taxa especial.

De acordo com a Instrução Normativa SRF nº. 83, de 11 de outubro de 2001, que dispõe sobre a tributação dos resultados da atividade rural das pessoas físicas, o resultado da exploração da atividade rural exercida pelas pessoas físicas é apurado mediante escrituração do Livro Caixa, abrangendo as receitas, as despesas de custeio, os investimentos e demais valores que integram a atividade.

O contribuinte deve comprovar a veracidade das receitas e das despesas escrituradas no livro Caixa, mediante documentação idônea que identifique o adquirente ou o beneficiário, o valor e a data da operação, a qual é mantida em seu poder à disposição da fiscalização, enquanto não ocorrer a decadência ou prescrição.

A ausência da escrituração do Livro Caixa implica o arbitramento do resultado da atividade rural à razão de vinte por cento da receita bruta do ano-calendário.

Estão obrigados a realizar a referida escrituração os contribuintes com receita bruta anual acima de R$ 56.000,00 (cinquenta e seis mil reais), provenientes da atividade rural.

Vale salientar que a escrituração do Livro Caixa possibilita controle mais eficiente ao produtor rural, principalmente para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda. Maiores informações podem ser obtidas no Departamento Contábil e Pessoal do Sindicato.