Rua Campos Sales, 219 Caixa Postal 85 - CEP: 18200-005 - Itapetininga/SP
(15)3271-0811        (15)99828-1052

Defesa Civil alerta sobre alto risco de incêndio na vegetação em Itapetininga

Defesa Civil alerta sobre alto risco de incêndio na vegetação em Itapetininga

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, alertou a população  de Itapetininga sobre o alto risco de incêndio na vegetação devido à estiagem, alta temperatura e baixa umidade relativa do ar.

O fogo não controlado em floresta ou qualquer forma de vegetação, em áreas naturais ou rurais, recebe o nome de incêndio florestal. Estes eventos prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população.

Em face de seus impactos negativos, incêndio florestal é categorizado como desastre, nos termos da Instrução Normativa nº 36/2020 do Ministério do Desenvolvimento Regional. A Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE) considera incêndio florestal como desastre natural, do grupo climatológico e do subgrupo de seca.

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são decorrentes de ação antrópica (causados pelo homem de maneira acidental ou intencional). O descuido humano ou a negligência são fatores que aumentam a probabilidade de ocorrências de eventos de fogo sem controle.

No estado de São Paulo a ocorrência de incêndios florestais é mais constante entre junho e outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de eventos.