O SINDICATO RURAL DE ITAPETININGA

O SINDICATO RURAL DE ITAPETININGA

O Sindicato Rural de Itapetininga sucedeu a Associação Rural de Itapetininga, que por força de Decreto Presidencial e a exemplo das demais foram extintas ou transformadas em entidades sindicais em todo Brasil. Assim, foi fundado o Sindicato Rural de Itapetininga, reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, através da Carta Sindical expedida em 12 de outubro de 1965.

O Sindicato Rural é filiado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – FAESP, presidida pelo destacado líder rural Dr. Fábio de Salles Meirelles, que conta em sua Diretoria com a participação efetiva do Sindicato Rural de Itapetininga, representado pelo Presidente Amauri Elias Xavier no cargo de suplente da Diretoria Executiva da referida Federação.

Na condição de entidade sindical de primeiro grau, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Itapetininga-SP, na Rua Campos Sales nº. 219, Centro, é constituído para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agropecuária e extrativismo rural, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do País.

A Diretoria da época da fundação sob a presidência do saudoso Joaquim Aleixo Machado se dedicou bastante para prosperidade da entidade iniciante, que teve como seu segundo Presidente o também saudoso Floriano Peixoto Villaça. Na sequência, através de nova eleição, assumiu o atual Presidente do Sindicato, Amauri Elias Xavier, agropecuarista, que enfrentou na ocasião a continuidade de fortes obstáculos financeiros para manter a entidade sindical viva.

Aos poucos o Sindicato foi se fortalecendo, aumentando o seu quadro social, suas atividades, passando a contar com mais recursos para custear as suas despesas.

Assim, a sua estrutura paulatinamente foi crescendo com novas construções, dependências funcionais, funcionários cada vez mais qualificados para atender as suas atividades bastante diversificadas, voltadas especialmente para atender os interesses do seu quadro social, hoje com aproximadamente 800 associados.

No campo do atendimento técnico para fomentar a produtividade, o Sindicato nos últimos tempos tem se dedicado a montar uma equipe de técnicos especializados para atender a extensão do seu programa dedicado ao homem do campo, formando projetos de “Dias de Campo”, “Palestras Técnicas” e outros eventos com o objetivo de transmitir novas informações ao produtor rural, fortalecendo ainda mais o agronegócio.

Dentro desse mesmo princípio, desde 1994 o Sindicato mantém convênio com o SENAR-AR/SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Estado de São Paulo, realizando anualmente um grande programa de cursos de formação profissional e de promoção social com participação expressiva na extensa área rural do município de Itapetininga. Esses cursos são também reconhecidos pela grande utilidade àqueles que participam, habilitando-os para exercer os seus trabalhos de maneira mais técnica e com maior segurança.

Em imóveis próprios, o Sindicato Rural de Itapetininga mantém ampla sede social, Ambulatório e estacionamento. Na sede social, mantém diversos Departamentos para atender seus associados, entre eles o Departamento Agropecuário, Departamento Jurídico, Departamento Contábil e Pessoal, Departamento de Convênios e Recepção. No Ambulatório, ao lado da sede social, realiza atendimentos com médico oftalmologista, médico clínico geral, dentistas, psicóloga e fisioterapeuta que atua na área de acupuntura.

Desde 1994 promove com sucesso a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Itapetininga – EXPOAGRO, no Recinto de Exposição “Acácio de MoraesTerra”, com a colaboração da Secretaria da Agricultura / CATI – Regional de Itapetininga e Prefeitura Municipal.

As atividades diversificadas da EXPOAGRO são voltadas ao firme objetivo de fomentar a agropecuária gerando emprego e renda, dando maior bem estar ao produtor e a sua família, contribuindo para que o PIB Agrícola do município de Itapetininga ocupe atualmente o 5º lugar no Estado de São Paulo e o 33º lugar no Brasil.

O aprimoramento técnico do produtor rural, a utilização moderna de insumos, de máquinas e implementos agrícolas levou a esse enorme sucesso de destaque no agronegócio.

Como entidade sindical e dentro de suas prerrogativas, além dos diversos atendimentos prestados aos associados, o Sindicato Rural de Itapetininga está atento em permanente defesa da classe produtora rural. Em atenção às justas reivindicações, tem intercedido junto às autoridades competentes relacionadas ao setor agropecuário, visando a solução dos inúmeros problemas que afligem constantemente aqueles que militam no campo.